Depois do sucesso da primeira edição, em 2021, focada na área de agritech, o Programa de Incubação Cruzada Brasil-África do Sul focará no setor de cleantech, em especial em sua conexão com o vibrante segmento de miningtech.
Promovido pelo Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, este projeto é organizado pelo Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Pretória, em coordenação com a Embaixada da África do Sul em Brasília.
Esta edição conta com a participação de quatro polos de inovação de prestígio dos dois países: Mining Hub (BR), SUPERA Parque (BR), 4IRI (AS) e ICRD (AS).
Tendo como premissa a cooperação Sul-Sul, a iniciativa visa a conectar os ecossistemas de inovação do Brasil e da África do Sul e ampliar o conhecimento de startups dos dois países sobre internacionalização, cooperação e crescimento sustentável.
O principal foco do projeto é fomentar a conexão entre os participantes, motivando-os a promover trocas dinâmicas da cultura de negócios de cada ecossistema, permitindo seu amadurecimento durante o processo.
Diante das diversas etapas inerentes ao processo de engajamento exigido para que a inovação se estabeleça em ecossistemas diversos, o programa será composto de quatro fases:
Webinar de apresentação e abertura das inscrições para participar do programa;
Sessões de Incubação Virtual, de periodicidade semanal, com os hubs de inovação do país parceiro;
Fórum “Construindo Pontes”; e
Visita presencial e experiência do mercado do país parceiro.
O webinar de apresentação do programa aconteceu em 17 de julho de 2024 e contou com a introdução dos quatro hubs de inovação participantes, lançamento do edital de abertura e inscrições para o programa.
Agradecemos a todas as empresas incríveis interessadas em conhecer o mercado internacional de tecnologia limpa e de mineração no outro lado do Atlântico Sul. A sessão de abertura desta 2ª edição foi um grande sucesso!
Mais de 70 startups se inscreveram no programa. A comissão organizadora sente-se honrada com a confiança depositada na iniciativa e reconhece o alto nível de cada empresa. Selecionar 12 startups para seguir no programa foi um trabalho árduo, mas recompensador.
A seguir, anunciamos com orgulho o nome de cada empresa selecionada:
konker.
LLK
Mondi Energy
Sipremo
Teiú Energy
YANSA
AIZATRON
AMD Solutions
Emily Earthlings
RED
Style E-bikes
TMG
Sejam bem-vindos! A segunda fase já tem data para começar. Em novembro, as sessões de incubação cruzada serão realizadas online pelo Mining Hub, Startup Business Campus, Supera Parque e 4IRI. Juntos, eles apresentarão o ecossistema de inovação de cada país e orientarão as empresas em sua jornada de internacionalização. Prontos para a próxima fase?